terça-feira, 27 de março de 2012

A Páscoa, (Coelho ou Cordeiro?)


A  Pascoa ( Coelho ou cordeiro?)

Celebra-se a páscoa em todo o mundo chamado cristão. A coercitiva força de tais comemorações se faz sentir até mesmo no meio evangélico. E quanto aos crentes em Cristo Jesus, é lícito que se juntem a todo mundo nos festejos da páscoa? É o que veremos a seguir. E, antes de fazê-lo, julgamos ser útil, de início, declarar que, desconhecendo o real sentido desta festa judaica, a cristandade termina transformando a páscoa numa festa de ovos, coelhos, carnaval, etc.

Tem sido comum às igrejas bíblicas aproveitarem esta oportunidade para, em séries de conferências, a nunciar o verdadeiro sentido da Páscoa e seu solene fato central – JESUS CRISTO.
O mundo tem de uma forma assustadora, nos inserir a inversão de valores, fazendo com que o certo esteja errado e o errado se torne certo. Cuidado! não seja um teleguiado, investigue, busque o conhecimento, não engula tudo que lhe tentarem empurrar de goela abaixo.
 Os povos nórdicos, notadamente os anglo-saxões, comemoram a entrada da primavera com festas e folguedos, usando o coelho como símbolo da dadiva e a fertilidade que a primavera anuncia em sua passagem. Os antigos chineses também comemoram a entrada da Primavera, mas usavam o ovo com a mesma simbologia introduzida pelos povos nórdicos. Estas tradições pagãs milenares foram introduzidas pela igreja de Roma, em 1215, nas comemorações da páscoa, e passaram a significar ressurreição, esperança e fraternidade.
No começo os ovos eram de galinha ou de pata pintados, Mais tarde apareceram ovos mais aprimorados e eram feitos de madeira ou cera.
Em 1828, na Europa, desenvolveu-se a indústria do chocolate, quando surgiram os primeiros ovos de chocolate. Foi no início do século XX que os ovos de Pascoa enfeitados apareceram. Na década dos XX chegaram a Paris ovos de chocolate decorados com papéis e fitas. Ultimamente surgiu o "Pascoal". um boneco de chocolate que se une aos demais símbolos, para afastar o Senhor Jesus da mente dos Homens;Ele,que era o principal elemento profético da Páscoa.
Assim, os ovos e os coelhos substituíram o Cordeiro de Deus, o Senhor Jesus nas comemorações da Páscoa, tanto como o Papai Noel tomou o lugar de Cristo, no Natal. 
É fácil concluir, portanto, que a Páscoa, hoje, é sinônimo de coelhos e de ovos de chocolate.
A PÁSCOA E O VERO CRISTIANISMO BÍBLICO.
É a primeira das três festas dos Judeus, conhecida também como FESTA DOS PÃES ASMOS.
Foi instituída por Deus no Egito e comemorava o Êxodo dos Judeus, desse país bem como sua libertação do jugo do faraó reinante. O elemento principal da ceia pascal era o Cordeiro, cujo o sangue apontava profeticamente para o CORDEIRO DE DEUS,  Que tira o pecado do mundo. Sendo assim como tal, esta festa não nos diz respeito- a nós, os crentes evangélicos bíblicos. Para nós os crentes, Jesus Cristo é a nossa Páscoa. Que ninguém vos engane.
                                                                                            Pr. Marcos Hackbart

Nenhum comentário:

Postar um comentário